segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO DA PASTORAL DE JUVENTUDE PARA O ANO DE 2011.


A Pastoral da Juventude de Eldorado se reuniu no último dia 24 de fevereiro para organizar as atividades da Pastoral para o ano de 2011. Os trabalhos fixos da Pastoral vão continuar como no ano de 2010, o Programa Momento Jovem na Radio Nova Estância FM, as formações Uma vez por mês e as reuniões também uma vez por mês. Além das atividades que já existem a Pastoral da Juventude esta se Articulando para realizar visita em todas as comunidades e ainda esta vendo a possibilidade de realizar dois retiros para este ano, um na quaresma e outro para o fim de ano. Se você é de nossa cidade, tem entre 15 e 24 anos, recebeu o sacramento da Crisma ou esta se preparando para receber venha fazer parte deste Movimento de Evangelização da Juventude Eldoradense, entre em contato conosco, Email. lucivaleldorado@gmail.com , psguia@uol.com.br .

FORMAÇÃO BÍBLICA EM ELDORADO


PASTORAL BÍBLICA
SETOR – ELDORADO, IPORANGA, JACUPIRANGA.

           A equipe da Pastoral Bíblica Diocesana realizou neste último dia 27 de fevereiro Formação Bíblica no Setor Eldorado, Iporanga, Jacupiranga. Foram cerca de 80 participantes que teve como tema “As cartas Paulinas”. Os responsáveis pelo encontro foram o Prof. Eraldo de Registro e o Padre Basílio de Sete Barras. 
             A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia agradece todos que participaram desta formação e conta com a presença de todos para nosso próximo encontro.  


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CF 2011 - FORMAÇÃO


APRESENTAÇÃO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!
Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.
Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.
E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.

Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

FORMAÇÃO LITURGICA - O QUE É A QUARESMA?


Quaresma, Liturgia e Silêncio 

O amor misericordioso de Deus nos enche da esperança de uma vida nova mediante o mistério pascal, o fundamento da nossa fé cristã.

De fato, o tempo da quaresma na vida da Igreja orienta seus membros para uma renovação profunda, como fruto da conversão que deve ser animada pela boa nova das palavras e ações de Jesus.
A nossa fé se expressa de um modo especial na vida litúrgica. Para nosso auxílio, a Igreja propõe gestos e atitudes significativos.
O silêncio antes, durante e após a Celebração é retomado com mais evidência nesse tempo da Quaresma. Um silêncio que brota do coração que celebra e o conduz ao essencial, isto é, o mistério da fé. O "hino de louvor" e o "Aleluia" da aclamação ao Evangelho são omitidos, o que torna uma referência para que os fiéis compreendam que a Igreja está num retiro, na busca do despojamento tendo como Mestre e Modelo o próprio Jesus.
Por esse motivo, "no tempo da Quaresma só é permitido o toque do órgão e dos outros instrumentos musicais para sustentar o canto" (IGMR 313) de modo que a assembléia experimente certo impacto e se envolva efetivamente no que a Igreja propõem. O mesmo serve para ornamentações: "No tempo da Quaresma não é permitido adornar o altar com flores. Excetuam-se, porém, o domingo Laetare (IV da Quaresma), as solenidades e as festas" que podem ocorrer nos dias de semana (IGMR 305).
Seria uma grande oportunidade para pôr em prática o que a própria Instrução Geral do Missal Romano indica (IGMR 45): "no ato penitencial e a seguir ao convite à oração, o silêncio destina-se ao recolhimento interior; a seguir às leituras ou à homilia, é para uma breve meditação sobre o que se ouviu; depois da Comunhão, favorece a oração interior de louvor e ação de graças". Evite-se a insistência de tantos comentários, com informações evidentes e desnecessárias, que atrapalham o "ritmo" da Santa Liturgia.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MISSA DO DÍZIMO


Missa do Dizimo reúne fieis no Santuário Nossa Senhora da Guia  



Faça parte desta Pastoral e seja um Dizimista 



IRMÃ LUZINEIDE CHEGA A NOSSA PARÓQUIA

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia da as Boas Vindas a Irmã Luzineide Ela é Natural do  Estado de Tocantins e estava trabalhando atualmente no Estado do Espírito Santo, pertence a Congregação das Irmãs Pastorinhas.   

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FORMAÇÃO PARA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

                        A criação é o planeta todo, mas ele é muito grande, fiquemos com o continente, que ainda é enorme, olhamos, pois então nosso País, parece que ele também está além da nossa força, então que tal ficarmos com nosso Estado, mas, às vezes, fica muito longe de nós todos. O jeito é focarmos em nossa cidade, porém, ao olharmos, descobrimos que tem tantas coisas nela, que tal, portanto nosso bairro, já está mais pertinho de nós, no entanto é muito para um só, tudo bem, façamos assim - vá pra sua rua, sua quadra/quarteirão, sua casa, pronto! Comece ai a seguir a ordem de Deus a partir da sua casa, que irá com sua ação atingir sua quadra/quarteirão, sua rua... E já não estará mais só, serão dois ou três, algumas dezenas juntos no seu bairro, daí para sua cidade encontrará já algumas centenas de pessoas envolvidas, estas irão somar-se em milhares para ação de mudança do seu Estado, que juntas irão fazer-se em milhões na transformação do seu País, e desta empreitada verá a mudança do continente e logo seremos bilhões em movimento de instauração do “novo céu e da nova terra” em nosso planeta.
                       A construção da ‘civilização do amor e da justiça’ de Deus, será nossa realidade. Comece hoje, aqui e agora, a partir de sua casa.

CF 2011 - VIDEO FORMATIVO

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DE ELDORADO

A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia ganhou representante no PETI (programa de erradicação do trabalho infantil). da Estância Turística de Eldorado. Lucival de Andrade Pinto é catequista de Jovens e Adultos e membro da Pastoral da Juventude e trabalha no Conselho Tutelar de Eldorado na proteção da Criança e do Adolescente.É a Igreja mostrando sua postura Social dentro da Sociedade. 

FORMAÇÃO CF 2011




RETORNO DOS ENCONTROS DE CATEQUESE

HOJE
TERÇA-FEIRA
18:00MIN
SALÃO PAROQUIAL

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DIA DE SÃO BRAS

São Brás
Ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta. Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa, 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas do interior do Brasil, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
Morreu em 316, foi bispo de Sebaste na Armênia .Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305), Braz fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agricolaus, da Capadócia na Baixa Armênia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324).Braz foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado. O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje e em alguns locais são usadas nas cerimonias comemorativas e velas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Braz, levou para ele velas na prisão.Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Braz e ele muito venerado na França e Espanha.
Suas relíquias estão em Brusswick,Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial.Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.
Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a benção de São Braz para a garganta do filho.
Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.
Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.
Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.