segunda-feira, 21 de março de 2011

Hino da Campanha da Fraternidade 2011

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

A IGREJA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE


MENSAGEM DE OTIMISMO... É O ZÉ


Ao meio dia, um pobre velho entrava na igreja e, poucos minutos depois, saía. Um dia,o sacristão perguntou-lhe o que vinha fazer, pois havia objetos de valor no templo. "Venho orar", respondeu o velho. "Mas é estranho que você consiga orar tão depressa", disse o sacristão.
"Bem - retrucou o velho - eu não sei recitar aquelas orações compridas. Mas, diariamente, ao meio dia eu entro nesta igreja e só falo: ‘Oi Jesus, é o Zé’. Em um minuto, já estou de saída. É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve".
Alguns dias depois,o Zé sofreu um acidente e foi internado em um hospital. Na enfermaria passou a exercer uma grande influência sobre todos. Os doentes mais tristes se tornaram alegres e muitas pessoas arrasadas passaram a ser ouvidas.
Disse-lhe um dia uma Irmã: "Os outros doentes falam que foi você quem mudou tudo aqui na enfermaria. Eles dizem que você está sempre tão alegre"…
"É verdade Irmã, estou sempre alegre. É por causa daquela visita que recebo todos os dias, me trazendo felicidade". A Irmã ficou atônita, já notara que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. Ele era um velho solitário.
Então, perguntou-lhe: "Que visita? A que horas?"
"Diariamente, ao meio dia - respondeu o Zé -, com um brilho nos olhos, Ele vem, fica ao pé da cama. Quando olho para Ele, sorri e diz: ‘OI ZÉ, É O JESUS!’ "
ENSINAMENTO: Para Deus não importa o tamanho da nossa oração ou o seu conteúdo, mas sim que Lhe falemos com o nosso coração e que entremos em comunhão com Ele. Sejamos como as crianças: simples, transparentes e abertas.

segunda-feira, 14 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ELDORADO

ELDORADO
169 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVO 

DESFILE DE ESCOLAS

TEMA
"DO LIXO AO LUXO"
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL




PADRE MIGUEL RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO ELDORADENSE


PADRE MIGUEL REYNAUD
REITOR DO SANTUÁRIO DE
 NOSSA SENHORA DA GUIA
NOEL CASTELO
VEREADOR AUTOR DO PROJETO DE LEI DE CONCESSÃO
DO TÍTULO DE CIDADÃO ELDORADO
 PARA O PADRE MIGUEL 


OUTROS HOMENAGEADOS  E CONVIDADOS  
ASSEMBLÉIA  DA SESSÃO SOLENE 

sábado, 12 de março de 2011

PASTORAL DA CRIANÇA

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Nossa Paróquia começa o ano de 2011 motivada e entusiasmada com os novos desafios, um deles a rearticulação da Pastoral da Criança dentro das comunidades. A frente da Pastoral da Criança estão a Irmã Lusineide e a coordenadora paroquial Ana Claudia.

sexta-feira, 11 de março de 2011


14 de março – Dia Internacional de Luta contra as Barragens


MOAB – MOVIMENTO DOS AMEAÇADOS POR BARRAGENS

FÓRUM EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA NO VALE DO RIBEIRA

TERRA SIM! BARRAGEM NÃO!

As propostas de implantação de barragens no rio Ribeira de Iguape, tornaram-se válvulas de escape para esconder e mascarar a falta de empenho político na concretização de ações reais para a melhoria de vida do povo do Vale do Ribeira. Os projetos das 4 barragens (Tijuco Alto, Funil, Itaóca e Batatal) tornaram-se bandeiras defendidas e juradas por muitos politiqueiros, na contramão de não assumir o compromisso e o dever que cabe a cada vereador, a cada prefeito e a cada deputado, que é o zelo e a defesa do bem estar da população.
Muitos estudos e casos mal sucedidos provam os enormes impactos negativos na área social e ambiental advindas da construção de barragens. Os exemplos estão claros, visíveis e reais em todas as regiões do país. Não podemos esquecer do rompimento de várias barragens em épocas de chuvas.
Lembramos também que a função exclusiva da Barragem de Tijuco Alto é a de geração e fornecimento de energia para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) Grupo Votorantim (da família Antonio Ermírio de Moraes),não servindo para acender uma lâmpada que seja na nossa região. Hoje, está prevista mais uma barragem para o Vale do Ribeira paulista e outras três no trecho paranaense, sendo que nenhuma projetada para atender aos interesses da população. Aliás, para atender o interesse da população, bastava melhorar a rede de distribuição, já que o Brasil é um dos países que mais perde energia neste processo.

 Para a população do Vale, a construção dessas barragens trará apenas prejuízos:

- Alagamento de cerca de 11 mil hectares de terras nos municípios de Adrianópolis, Cerro Azul, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Iporanga e Eldorado, incluindo cavernas  de Iporanga e diversas comunidades do Vale do Ribeira;
- Aumento da contaminação por chumbo em toda água do Ribeira abaixo de Tijuco Alto;
- Desemprego de milhares de famílias que vivem da pesca na região estuarina de Iguape-Cananéia-Paranaguá;
- Alteração do regime hídrico do rio com influência sobre a fauna marinha e navegação;
- Sobrecarga no serviço público de saúde, decorrente do êxodo de população de outras regiões.

POR ESTAS RAZÕES EXIGIMOS:

=Fim do projeto de Tijuco Alto!

=Nenhuma barragem no Rio Ribeira de Iguape!

=Fim de promessas eleitoreiras e de mentiras!

=Políticas públicas que valorizem a cultura de todo o povo do Vale  do Ribeira, suas águas e a  Mata Atlântica!

=Que seja considerado, valorizado e respeitado o conhecimento das comunidades do Vale do Ribeira!

FORMAÇÃO LITÚRGICA - O QUE É A QUARESMA?

A quaresma é tempo de enfrentar com Jesus as grandes tentações que estão na raiz de todos os males nascidos das decisões humanas. O evangelho exige conversão da consciência individual e coletiva da humanidade, como nos lembrava Paulo VI na Exortação Apostólica "Evangelii nuntiandi". Sem esta conversão que penetre a cultura e se traduza em medidas globais de organização mais justa da atividade humana, em sua relação com a natureza, não será possível reverter o quadro dramático de destruição das condições de vida saudável em nosso planeta que se desenha no horizonte de nossa história. É tempo de conversão, conversão profunda que mude os costumes e gere políticas globais de defesa da vida em todas suas dimensões. É tempo de oração e de tomada de posição diante de uma cultura em que o consumismo desenfreado sustenta a ganância de um lucro que, em longo prazo, se transformará em irreparável prejuízo para toda humanidade. Dessa forma, convido a todos, cristãos e pessoas de boa vontade, a se empenharem na oração e na reflexão para que esta CF produza os efeitos de conversão que dela esperamos.

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO PADRE ZICO  
05 DE MARÇO


REUNIÃO DA PASTORAL DA DIZIMO

A Pastoral do Dizimo de nossa Paróquia realizou nesta última sexta- feira reunião com todas as lideres da Pastoral. A reunião contou com a participação do Padre Zico que neste sábado completa mais um ano de vida.