terça-feira, 31 de maio de 2011

MENSAGEM AOS FESTEIROS DE 2011

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia parabeniza os Festeiros da Festa do Divino Espírito Santo deste ano pela organização dos Eventos organizados até o presente momento, tanto na parte social, tanto na questão religiosa da festa. Crer no Espírito Santo é crer na força enviada sobre nós e anunciada por Jesus. Nunca o Espírito Santo faltou à comunidade, embora nem sempre os cristãos tenham tomado consciência de sua presença e de sua necessidade. Muitas vezes o Espírito Santo foi esquecido, mas ele atua no silêncio e nos corações de cada um que se abre ao amor. A ação do Espírito Santo é silenciosa, dinâmica, é fermento que nos surpreende e nos faz dizer e fazer coisas que nem imaginamos e pensamos. O Pentecostes foi chamado pelo Papa João Paulo “a nova primavera do Espírito Santo”. A igreja é um jardim e nele vão surgindo novas flores que são as novas comunidadesEntão busquemos viver em Espírito e verdade e, confiantes, peçamos: Inunda-nos Senhor com teu Espírito”.
Atenciosamente
Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESTAMOS ENCERRANDO O MÊS MARIANO.

MARIA DE DIVERSOS NOMES MAS A MESMA MARIA.
MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE.




XI CAFÉ CAIPIRA EM PREPARAÇÃO Á FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO




A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia organizou neste último Domingo o XI Café Caipira em Preparação para a Festa do Divino Espírito Santo. Foi um um momento de graça para a Paróquia. Que o Divino Espírito Santo Abençoe a Vida de todos que participaram desta Festa e de modo especial as pessoas que ajudaram a preparar esta festa no último mês. Estamos nos preparando para a Festa de Pentecostes, é o Espírito Santo que na Unidade move a Comunidade nos seus trabalhos.

Lucival
PASCOM Eldorado

segunda-feira, 23 de maio de 2011

BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE


No último dia 22 de maio de 2011, domingo, foi beatificada irmã Dulce, mulher que dedicou sua vida à caridade, à solidariedade e ao amor.
Quando criança, Maria Rita, filha do Dr. Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia, costumava rezar muito e pedia sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde os 13 anos de idade ela começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais, voltando a estudar.
Em 1932, depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, localizada em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, ela fez sua profissão de fé e voltou à Bahia.
Desde então, dedicou toda a sua vida à caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Chegou a receber a visita do Papa João Paulo II, quando esse esteve no Brasil, em virtude de seu trabalho com idosos, doentes, pobres, crianças e jovens carentes.
Irmã Dulce fundou o Hospital Santo Antonio e o Centro Educacional Santo Antonio, onde os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes. Irmã Dulce fundou, também, o “Círculo Operário da Bahia”, que, além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas.
O Anjo Bom da Bahia (como ficou conhecida carinhosamente) morreu em seu quarto, aos 77 anos, às 16h45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela.
A beatificação é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra perto de Deus, em estado de beatitude (bem aventurada) e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Algumas pessoas confundem Beatificação com Canonização, a Beatificação é um primeiro passo para que se torne Santo, Canonização é a confirmação final da Santa Sé para que um Beato torne-se Santo. Embora Irmã Dulce seja Beata, nos corações de muitos brasileiros ela já é considerada Santa. Irmã Dulce terá o dia 13 de agosto como data oficial de celebração de sua festa litúrgica.
No mundo em que vivemos, em meio a tantas guerras, violência e sofrimentos, em que a maioria das notícias é triste, nos conforta e nos alegra saber que existem pessoas boas como Irmã Dulce, nas quais podemos nos espelhar e sua imagem, tão frágil, pode nos mostrar que nem tudo está perdido e que no mundo ainda há esperança!
Bem Aventurada Dulce dos Pobres, rogai por nós!
 Por Neyton João Pontes

ONDE ESTÃO NOSSOS DIREITOS?

Esta matéria foi escrita para mostrar a realidade de uma família que por motivos de privacidade não serão pronunciados nomes, só informamos que nesta casa moram mãe e seis filhos. Esta casa fica localizada no Bairro do Batatal.  
Como todas as outras desgraças que se abatem sobre a humanidade a miséria é a mais avassaladora. Jamais esteve previsto nas determinações do Criador que o ser humano conhecesse privações e penúrias materiais durante sua passagem pela Terra.
Nós que reclamamos do almoço atrasado, do frio passado, do salário baixo, nós que só reclamos, não conhecemos provavelmente esta realidade, não sentimos na pele frio e fome, ou já sentimos e hoje nem lembramos mais, fechamos os nossos olhos para esta realidade, negamos os direitos que são previstos em constituição e no ano que vem vamos com nossos símbolos partidários no peito pedir o voto desta família e eles na simplicidade do dia a dia, iludidos por promessas vão dar seus votos, dar ou jogar fora, não sei mais se votamos ou não. Feliz foi àquela pessoa lá do Batatal que colocou a seguinte faixa na entrada da comunidade “Político que prometeu e não cumpriu se tiver vergonha, não atravesse o rio.
Eu visitei esta família, vi na pele o que eles vivem e rogo a Nossa Senhora que as pessoas que estão negando os direito de uma moradia digna á estas pessoas não passem por esta situação, porque se vivessem, se conhecessem, não teriam negado.
Por isso, quem voluntariamente se priva de alimento ou rejeita bens materiais, na ilusão de assim progredir espiritualmente ou mesmo de agradar a Deus, age contra a Vontade Dele, isto é, peca e se sobrecarrega com uma grave culpa. É preciso ser realmente muito arrogante, vaidoso e presunçoso, e também especialmente tolo, para imaginar que o Criador de Todos os Mundos possa interessar-se, ou até alegrar-se, pelo fato de um ser humano não cuidar de seu corpo como deveria. Jejuns piedosos e votos de pobreza nada mais são do que testemunhos de estupidez e vaidade ilimitadas.
Lucival de Andrade Pinto

sábado, 21 de maio de 2011

VIDEOS DO ENCONTRO VOCACIONAL ELDORADO


SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL



A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia Organizou em conjunto com o Serviço de Animação Vocacional  um encontro com a Juventude da Paróquia na comunidade de Nossa Senhora da Boa Esperança no Bairro Batatal. Com cerca de 40 jovens de diferentes lugares o encontro percorreu por todo o dia terminando só a tarde com a Missa, presidida pelo Pe. Fabio, promotor Vocacional da Diocese de Registro e Pe. Roberto, responsável pela Pastoral da Juventude da Diocese. O encontro ainda contou com a participação das Irmãs Luzineide, Lurdes e Ana. A Paróquia agradece a equipe Vocacional pelo apoio e principalmente a comunidade do Batatal que nos recebeu de braços abertos e contribuiu para com a realização deste encontro.    

sexta-feira, 20 de maio de 2011

AVALIAÇÃO DA COMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2011


“Fraternidade e a Vida no Planeta”

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia Organizou a Campanha da Fraternidade de 2011. Tudo o que vivemos neste tempo especial da Igreja mostrou a necessidade de uma melhor conscientização da sociedade em geral para as questões ambientais. O tema central da Campanha da fraternidade deste ano foi “Fraternidade e a vida no Planeta” e como Lema a passagem bíblica de Rm 8, 22  “ a terra geme em dores de parto”.
As atividades dentro de nossa Paróquia começaram no dia 05 de fevereiro com uma formação para agentes de pastoral realizada pela representante da CF na diocese Ana Nammur. Neste período as comunidades foram conscientizadas da importância do tema e de que trabalhos poderiam ser realizados no decorrer da quaresma.
A abertura oficial da festa aconteceu no dia 09 de março, na celebração de quarta-feira de cinzas, onde a igreja celebra também a abertura do tempo quaresmal.
No período do tempo quaresmal podemos destacar três eventos promovidos que mostraram a importância deste tema para a sociedade; a pastoral da catequese organizou uma grande palestra com todas as crianças com o tema “o meio ambiente”, a comunidade de Nossa Senhora da Boa Esperança organizou o dia da Limpeza onde toda a comunidade saiu pelas ruas do bairro em um grande mutirão de limpeza, e por fim foi realizada um reunião com todos os movimentos  e organizações além de representantes dos departamentos da prefeitura que são envolvidos nas questões ambientais dentro do município para o planejamento da procissão de Domingo de Ramos..Outros eventos foram realizados e a paróquia se mostrou empenhada em mostrar os problemas ambientais atuais e assim realizar uma mudança de atitude na população.
O grande momento desta Campanha da Fraternidade aconteceu no dia 17 de abril, na celebração de Domingo de Ramos, onde a Igreja celebra o inicio da Semana Santa e marca o encerramento da Campanha da Fraternidade. Este ano a Paróquia organizou uma grande celebração, tudo começou na entrada da cidade com uma oração e o plantio de algumas árvores, gesto este que ocorreu por todo o percurso da procissão até a Praça Nossa Senhora da Guia onde foi feito um grande abraço, chamado de “abraço verde”.
A CF 2011 ainda não acabou, tem muito trabalho para ser realizado, é com este pensamento que a paróquia vai discutir o tema ambiental no decorrer de todo o ano. Que Nossa Senhora da Guia nos proteja e que o Divino Espírito Santo nos ilumine em nossos trabalhos pastorais.


Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia
Diocese de Registro, Eldorado - SP

Utopia - Padre Zezinho

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE SÃO BENEDITO - COMUNIDADE DA VILA NOVA ESPERANÇA


13 DE MAIO - QUE DIA É ESSE???



O dia 13 de maio de 1888 marcou oficialmente o fim da escravidão no Brasil através de uma lei assinada pela Princesa Isabel, durante uma viagem de Dom Pedro II ao exterior. Naquela oportunidade houve uma série de comemorações, principalmente no Rio de Janeiro, capital do Império. Vários ex-escravos saíram às ruas comemorando o feito. É verdade que em várias regiões do país o trabalho escravo persistiu e só foi abolido no início do século XX. Volta e meia a imprensa nos dá informações sobre a existência do trabalho escravo em várias regiões do país ainda nos dias de hoje.
O movimento negro, então, resolveu abolir essa data e comemorar a negritude no dia 20 de novembro, denominado Dia da Consciência Negra. Razão mais que justa, pois, de fato, o 13 de Maio foi uma data que ocorreu de "cima para baixo", sem a participação dos principais interessados no tema, apesar de haver no Brasil um movimento abolicionista bem forte naquele período, principalmente nas cidades importantes do Sudeste do país.
O Dia da Consciência Negra não existe por acaso. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi, principal liderança do Quilombo dos Palmares - a maior comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas no interior de Alagoas - foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que resultou no início da destruição daquela comunidade. Portanto, comemorar o Dia da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva na memória coletiva essa figura tão importante para a história do Brasil e para o povo negro em especial. Não somente a imagem do líder, mas também a sua importância na luta pela libertação da escravidão e na melhoria das condições de vida para esse povo.

13 DE MAIO - DIA DE NOSSA SENHORA DE FATIMA


quarta-feira, 11 de maio de 2011

1ª CAMINHADA DA BANDEIRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO PELA CIDADE



Com saída ás 19:30h do Santuário Nossa Senhora da Guia, os Festeiros  e os devotos do Divino, deram início a caminhada da Bandeira em Visita as casas da cidade , nessa terça- feira, 10/05/2011, sendo o critério escolhido pelo Espírito Santo: os enfermos da cidade.

Num clima de fé, alegria,acolhimento nos lares, testemunhos emocionantes e a certeza da verdadeira Companhia do Espírito Santo,é que se deu essa 1ª caminhada, que permitiu que a Bandeira do Divino visitasse 04 ( quatro famílias), a da Dona Terezinha ( do Sr. Dedé), Dona Laura, da Julieta e da Sra.Maria Santana e Sr Ari Mariano.
Num clima de paz e unidade o encontro encerrou-se na casa da Julieta que ficará com a Bandeira até a próxima caminhada, que se dará na quinta – feira, 12/05, com saída ás 19:30h da casa da mesma, onde aqueles que não puderam comparecer estão convidados a levantar a Bandeira do Espírito Santo como escudo em nossa cidade.


terça-feira, 10 de maio de 2011

ELEITO NOVO PRESIDENTE DA CNBB


           O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis foi eleito o novo presidente da CNBB. Com 196 votos, dom Damasceno foi eleito no segundo escrutínio. O cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer ficou em segundo lugar, com 75 votos.
No primeiro escrutínio, dom Damasceno havia obtido 161 votos contra 91 de dom Odilo. Por não ter alcançado 2/3 dos votos (182), houve a necessidade do segundo escrutínio. Dom Damasceno foi secretário da CNBB por dois mandatos consecutivos (1995-1998; 1999-2003).
                     Na primeira votação, também receberam votos o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta (14); o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva; o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom walmor Oliveira de Azevedo; o bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa; o bispo da prelazia de São Felix (MT), dom Leonardo Steiner e o bispo de Cruz Alta (RS), dom Friederich Heimler, com um voto cada.
No segundo escrutínio, receberam votos o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta (4) e o bispo de Santo André, dom Nelson Westrupp (1).
      Amanhã as eleições continuam para vice-presidente e secretário. Eleitos os membros da Presidência, a Assembleia escolherá os 12 presidentes das Comissões Pastorais e o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO




29/05 – 15h00 - Café Caipira
09/06 – 06h00 – Oração de Abertura da Festa
09/06 – 19h30 - 1º dia do Tríduo
10/06 – 19h30 – 2º dia do Tríduo
11/06 – 19h30 - 3º dia do Tríduo
12/06 – 09h00 – Missa Solene e Procissão da Festa do Divino Espírito Santo


Par óquia e Santuário
 Nossa Senhora da Guia  

sábado, 7 de maio de 2011

MISSA DE ENVIO DAS BANDEIRAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Nesta ultima sexta - feira a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia realizou a Missa de Envio das Bandeiras do Divino Espírito Santo. A Celebração contou com a Participação das comunidades, que compareceram em sua maioria. ascese as fotos AQUI

terça-feira, 3 de maio de 2011

REUNIÃO DA RCC - CAJATI


A Comissão responsável pela organização do VII Congresso Diocesano, formada  pelos servos dos Grupo de Oração Água Viva e Trilha do Senhor da cidade de Cajati, reuniu-se nessa segunda – feira( 02/05/2011), na Igreja da Vila Vitória , na cidade de Cajati, para dar andamento aos novos encaminhamentos para o VII Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica, que ocorrerá nos dias 12 e 13/11/2011, na cidade de Cajati.
Nela estiveram presentes os servos Stelinha, Edilson( Presidente da Comissão),Nelson, Waltinho  Eulália, Marcelo e esposa,  do Grupos de Oração Água Viva ( Cajati ); e Anita, Antonio Carlos ( Tonhão ) e Cenilson (Secretário da Comissão) do Grupo de Oração Trilha do Senhor( Barra do Azeite); juntamente com o Coordenador Diocesano José Sátiro, que esteve acompanhado da sua esposa Luiza e da sua filha Raíssa
A reunião teve início às 19:30h com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da pauta do dia, que discorreu sobre, Balanço Financeiro dos eventos já realizados pró congresso, Confirmação dos Pregadores,  proposta para os Jovens no Congresso, locais para o evento,entre outros.
Após o devidos encaminhamentos, a reunião encerrrou-se com um ato de unidade, com todos cantando unidos em abraço a oração do Pai Nosso.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II(1920-2005), neste domingo (1º).


A cerimônia teve início às 10 horas no horário local (5h de Brasília), pelo papa e outros 800 sacerdotes presentes. Com um cálice e mitra que foram usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II e com uma vestimenta que também pertenceu a seu antecessor, Bento XVI abriu a cerimônia com uma saudação em latim, que foi traduzida simultaneamente em espanhol, francês, português, francês, inglês, alemão e polonês pela Rádio Vaticano.

ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE ADELSON


A comunidade São João Batista, da cidade de Sete Barras, esteve em festa no ultimo sabado, dia 30 de abril de 2011. O filho de sua terra, Adelson, foi ordenado presbitero com a presença de todas as paróquias da nossa diocese.

A celebração teve inicio às 19:30 horas, e, presidida por nosso bispo Dom José Luiz Bertanha, se estendeu até as 22:30 horas. 
Com a participação dos corais das cidades de Sete Barras, Cananéia e Registro, a missa emocionou os que estavam presentes, que lotaram a Quadra Poliesportiva Municipal, somando mais de 1000 pessoas.
Após a celebração, um lanche foi servido à todos que estavam presentes.
Parabéns, Adelson, e que Deus continue iluminando seus caminhos!