quinta-feira, 30 de junho de 2011

DIOCESE DE REGISTRO PARTICIPOU DO CDL EM SÃO PAULO


O CDL (Curso de Dinâmicas para Lideres)Trata-se de um curso intensivo que tem como meta dar uma visão global dos temas associados ao projeto da Pastoral da Juventude do Brasil e da América Latina. O conhecimento destes temas é obrigatório para todas as pessoas que exercem algum tipo de liderança na PJ - seja em nível de base ou de coordenação mais ampla.
 O curso tem como objetivo dar resposta a um dos maiores desafios da Pastoral da Juventude hoje: uma visão fragmentada do projeto de pastoral. Devido à rotatividade das lideranças em muitos lugares sentimos que não podemos mais esperar vários anos para passar esta visão global para os jovens e assessores que estão na frente da pastoral. A rotatividade é causada, em parte, pela visão fragmentada. Há necessidade de um atalho. Há necessidade de um curso intensivo para coordenadores jovens e assessores adultos.


Numa só força
num só pensamento
num só coração
Peeeejota!!!

FESTA DE SÃO PEDRO E PROCISSÃO PARA O CRUZEIRO NO BAIRRO DA BULHA



BATISMO NO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA GUIA


                   Foi realizado no último dia 19 de Junho no Santuário Matriz Nossa Senhora da Guia o Batizado de 16 Crianças de nossa Paróquia. O Batismo é a inserção da Pessoa dentro da Comunidade e isso não é diferente no batismo de Crianças, a igreja deposita toda confiança em pais e padrinhos como aqueles responsáveis por educarem estas crianças na fé. A igreja nos oferece pela Ação de Jesus Cristo os sinais dos Sacramentos e nós somos convidados a fazer parte destes sinais. A paróquia muito agradece a Pastoral do Batismo pela realização dos cursos de preparação e pelas visitas realizadas no decorrer deste semestre. 
                  Para o 2° semestre a Pastoral do Batismo fará o mesmo esquema, visto que é necessário que se faça um acompanhamento melhor na preparação para receber o Sacramento do Batismo. 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

7º DIA DA NOVENA DO DIVINO ESPIRITO SANTO EM JACUPIRANGA

 A Paróquia de Jacupiranga esta se preparando para a Festa em Louvor ao divino Espirito Santo e neste último domingo, dia 26 de junho, o Pe. Zico de nossa Paróquia foi o convidado para o 7º dia da Novena em preparação a esta grande festa. O tema central deste dia foi "O Espirito Santo, o Deserto, a Tentação, a Vitória de Cristo e de toda a Criação.Numa celebração linda e muito bem preparada pela comunidade podemos expressar nossa fé ao Divino Espirito Santo. Nosso Abraço fraterno a toda a comunidade de Jacupiranga e nossas orações por todos aqueles que estão ajudando a preparar esta grande festa, que Nossa Senhora da Guia abençoe a todos.
VIVA O DIVINO 
ESPIRITO SANTO!

Lucival

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia celebrou com toda a Igreja do Mundo a Festa solene de Corpus Christi, festa esta que celebra a presença de Jesus na Eucaristia. foi um momento forte para a comunidade, onde todos puderam manifestar sua fé publicamente em Cristo Eucarístico. A comunidade pode também fazer parte de um grande momento para a vida de 3 adultos, Ricardo, Rodrigo e Ana receberam o Sacramento da Eucaristia.
Nossa agradecimento especial a todos que ajudaram neste grande momento, especialmente na confecção dos tapetes de serragem preparados para a passajem de Cristo eucarístico.
A Eucaristia é o alimento. Ninguém vive sem se alimentar. Para viver, dependemos não só da comida, mas também do pão da fraternidade, do carinho, da justiça. Nessa experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da dor ou da alegria, Deus está presente. Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia contra a falta de fraternidade que existe no mundo; porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente. Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão. A Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão, na doação de Jesus.  




terça-feira, 21 de junho de 2011

PASTORAL DO BATISMO


Equipe da Pastoral do Batismo realiza reunião com Pais e Padrinhos em preparação á celebração do Batismo que ocorreu neste último domingo, dia 19 de Junho, no Santuário nossa Senhora da Guia. Nosso agradecimento especial a todos que fazem parte desta Pastoral. O Batismo é a porta de entrada para todos os outros Sacramentos e é a oportunidade de estarmos mais próximos do Cristo ressuscitado que se faz presente na vida da Comunidade. O Batismo não é um cumprimento social, mas a porta de entrada para a comunidade e a verdadeira adesão para a vida em Cristo. A equipe que prepara Pais e Padrinhos para receberem o Sacramento do Batismo são dignos de ser chamados de "Aqueles que preparam o Caminho" e esta é a missão de toda a Igreja Povo de Deus, preparar Homens e Mulheres para o verdadeiro Sim e assim ser proclamador da Boa Nova de Jesus.     

23 DE JUNHO - FESTA DE CORPUS CHRISTI


Festa na comunidade de São Vicente de Paulo – Bairro Abobral



            A comunidade do Abobral celebrou no último dia 19 de Junho a Festa da chegada da imagem de São Vicente de Paulo na comunidade. Nos dias 15, 16 e 17 de Junho a comunidade realizou o Tríduo em preparação a festa e contou com a participação do Pe. Zico no 1° dia, Ir. Lusideide no 2° e Zeca Moacir da Comunidade de Itapeuna no 3° dia. No dia 19 foi realizado Procissão e Missa em Louvor a São Vicente de Paulo. Alguns leigos da Paróquia realizaram uma Romaria de 7 km até a comunidade. Foi uma festa maravilhosa onde prevaleceu o Espírito da Unidade, que possamos viver os exemplos de São Vicente de Paulo em Nossas Vidas e nos Trabalhos realizados dentro da Comunidade. o tema central da Festa foi "A Palavra de Deus na Vida da Comunidade".


São Vicente de Paulo!
Rogai por nós!


segunda-feira, 20 de junho de 2011

APRESENTAÇÃO DOS CRISMANDOS

No dia 19 de Junho na Missa dominical no Santuário de Nossa Senhora da Guia houve a apresentação dos Crismandos da Matriz de nossa Paróquia. Foram 24 adolescentes que através do RICA foram apresentados á Comunidade. Neste período de formação para o Sacramento da Confirmação é necessário que se faça com que o Jovem se sinta parte da Comunidade para que quando receber da Igreja este Sacramento viva-o intensamente dentro desta comunidade. Os Catequistas que preparam estes Jovens são Lucival e Juciara.
Que o Divino Espirito Santo e o olhar Materno de Nossa Senhora abençoe cada jovem que faz parte deste grupo e motive outros a fazerem parte desta grande comunidade para juntos construirmos um Reino que também é Nosso.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

VISITA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM NOSSA PARÓQUIA


Mãe Querida!

Oh! Doce Mãe querida
Vós aparecestes nas águas do Paraíba
Sejais Nossa intercessora
Nos caminhos desta Vida.

Surgistes naquela Vila
Numa Era tão sofrida
Ali foi Plantada a Fé
Amor, Devoção e o nome da Senhora Aparecida.

Nunca nos abandone
Em toda Situação
Seja sempre a "estrela Guia"
Dos filhos desta Nação.

Deste Brasil gigantesco
Eis a Doce Padroeira
Eis uma  Rosa Morena
A mais bela das Roseiras.

Protegei nossas Crianças
Vós que é cheia de Virtude
Traga paz e Esperança
Socorre a Juventude.

São tantas enfermidades
Rogamos por Vosso Auxilio
Pedimos por Caridade
Curai os nossos filhos.

A Senhora que nos diz
Que é tempo de tribulação
convertei os Pecadores
e acalmai os nossos corações.

Te amamos com muito amor
Nossa doce Mãe querida
Sejais nossa protetora
Oh! Senhora Aparecida.

O Santuário te recebe
Com o Povo todo ao seu lado
Abençoai Oh! Mãe querida
A cidade de Eldorado!!!
Odete Satiro
Paróquia e Santuário nossa Senhora da Guia 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA VISITA NOSSA PARÓQUIA



Hoje, 16 de junho, a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia  a Estância Turística de Eldorado recebeua Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, da Basílica de Aparecida. A peregrinação faz parte da sétima edição do programa do Governo do Estado, “Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Festival de Cultura Paulista Tradicional”, que atualmente é considerado uma vitrine via das mais diversas manifestações da cultura identitária e é produzida em diferentes regiões do Estado. A passagem da santa pela região, que abrange outros municípios além do Vale, teve início no dia 28 de maio, em Sorocaba, sendo Apiaí a primeira cidade do Vale do Ribeira, a receber Nossa Senhora. No total são 23 cidades que participarão, entre elas: Votorantim, Piedade, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Adrianópolis, Itaóca, Iporanga, Barra do Turvo, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Eldorado, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Cananéia, Ilha Comprida e Iguape, onde permanecerá de 22 a 26 de junho. A visitação “Da Mãe Divina Peregrina” faz parte da capilarização do programa Revelando São Paulo e traz uma programação diferenciada em cada cidade. Considerada Padroeira do Brasil pela devoção popular, a imagem simboliza o aspecto feminino, o acolhimento, a bondade, a mãe cuidadosa e a mãe terra, expressada também em outras religiões. Confira mais fotos no Nossa ORKUT.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PREPARATIVOS PARA A FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO

A Comunidade São Vicente de Paulo do Bairro Abobral começa e se preparar para a Festa do seu Padroeiro que será realizada neste próximo Domingo. Para isso a partir de hoje, dia 15, a comunidade celebrará o Tríduo em Preparação a Festa . Momento em que a Comunidade se reuni para celebrar a fé e esperança depositada em São Vicente de Paulo. Todos são convidados para este grande momento. Dias 15, 16 e 17 Tríduo, dia 18 preparativos finais para a Festa e no dia 19 a grande Festa com procissão e Missa a partir da 10:00horas. Lembramos ainda que no dia 19 sairá da frente do Santuário Nossa Senhora da Guia um Romaria e todos são convidados, mais informações procurar a Casa Paroquial.    
PASCOM ELDORADO

ANIVERSÁRIO DO Pe. ROBERTO

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia parabeniza o Pe. Roberto por mais um ano de Vida e agradece por todo o trabalho dedicado em prol do Reino de Deus. Que a Luz do Divino Espírito Santo e as Bençãos de Nossa Senhora estejam sempre em vossa vida.

domingo, 12 de junho de 2011

VIVA O DIVINO ESPÍRITO SANTO!!!


Quando pensamos que as coisas não vão dar certo, ou não fazemos alguma coisa por medo do que vão falar, é ai que o Espírito Santo da uma rasteira em cada um de nós. No primeiro dia do Tríduo do Divino Espírito Santo descobrimos que o Batismo é sinal, manifestação do Espírito Santo no coração de cada um de nós. No segundo dia vimos que muitas vezes este nosso coração esta fechado para receber a graça Divina e que somos colaboradores na Criação, e por fim no terceiro dia nos foi dado à oportunidade de refletir qual é nossa missão, qual o meu Dom, o que posso fazer por minha comunidade. Diante desta reflexão deixamos a todos que colaboraram com esta festa nosso muito obrigado e que Nossa Senhora da Guia e o Divino Espírito Santo abençoe cada um de nós nas missões que recebemos cada dia e nos trabalhos em nossa comunidade.
O Espírito que esta presente com o povo de Deus desde o inicio da criação esteve presente nesta festa em sua magnitude e foi pela ação do Espírito que cada um de nós ganhou forças para realizar seu trabalho, esta festa esta quase acabando, mas muitas outras continuam e mais uma vez a comunidade chama você para novamente renovar o seu Sim e dizer “Eis me aqui Senhor...estou pronto para trabalhar... com as mangas arregaçadas para me colocar a disposição da comunidade.”   

sábado, 11 de junho de 2011

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DO DIVINO



Alguns paroquianos passaram a noite de sábado para domingo na cozinha do Salão Paroquial assando frangos para serem vendidos neste domingo. Tudo em prol a Festa do Divino Espirito Santo. Um momento especial para a comunidade, pois ai nós vemos a ação do Espirito Santo, homens e mulheres que doam seus dons e fazem do trabalho gratuito a alegria de se viver. Agradecemos todas estas pessoas que movidos pelo Espírito se unem pela comunidade.

3º DIA TRIDUO EM LOUVOR AO DIVINO ESPIRITO SANTO

TEMA
O espírito nos consagra para a missão.     

PREGADOR
Ogino (leigo da Paróquia São José Operário)

2º DIA DO TRÍDUO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

TEMA
O Espírito nos conduz ao deserto.

PREGADOR 
Georges Tete