quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SANTO DO DIA - GABRIEL, MIGUEL E RAFAEL

Pe. ZICO CELEBRA 4 ANOS DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL

Padre Onésio Ferreira Filho, conhecido por todos como Padre Zico, celebra no dia 30 de Setembro 4 anos de Ordenação Presbiteral. tendo como Lema "Eu vos designei para ir e produzir frutos" para Zico foi ordenado na Paróquia de São Francisco Xavier no dia de São Jeronimo, dia em que a Igreja a celebrar o Dia da Bíblia. Padre Zico Trabalha na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia desde Março de 2009. Neste dia 29 de Setembro a Paróquia celebra uma Missa de Ação de Graças por este momento na vida deste Padre que é tão querido por todos. Que o Divino Espirito Santo Ilumine a Vida do Pe. Zico, que Nossa Senhora da Guia acompanhe-o em todos os seu trabalhos e que São Francisco de Assis interceda por Ele.

REFLEXÃO - DESIGUALDADE UMA AÇÃO NEGATIVA


Uma sociedade justa é aquela em que todos vivem e são tratados de maneira igual, independente do gênero, da raça, da opção sexual e outros. Já a discriminação é quando tratamos algum indivíduo de maneira desigual. Por esse motivo é que vivemos em uma sociedade injusta.
Por meio da mídia, podemos observar vários relatos de pessoas que são tratadas de maneira inadequada: negros que perdem vagas de emprego, homossexuais espancados nas ruas, muçulmanos considerados terroristas, mendigos assassinados, pobres que perdem casos na justiça e muitos outros fatos.
Lembrando também que do mesmo modo que "violência gera violência", a desigualdade gera desigualdade e, isso não é colaborativo para se obter uma sociedade em que todos tenham os mesmos direitos, além disso, temos que lembrar que há uma grande falta de consciência de cada cidadão em relação a esse problema.
Portanto, o melhor que tem a se fazer, não é apenas divulgar esses problemas de discriminação e desigualdade na mídia, mas sim conscientizar desde os mais novos até aos mais velhos que, a desigualdade não é uma ação que colabora com o desenvolvimento de uma sociedade justa e com a construção de um mundo melhor.
João Pedro Mancio Mendes da Silva
Reflexão  Humana para o mês de outubro - dedicado á Missão 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

29 DE SETEMBRO - DIA DE SÃO MIGUEL, SÃO RAFAEL E SÃO GABRIEL


O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. 
Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra. 
Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja. 
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo. 
Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros. 
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

DOM JOSÉ MINISTRA SACRAMENTO DO CRISMA NA COMUNIDADE DO BATATAL


terça-feira, 27 de setembro de 2011

AÇÃO DE GRAÇAS DA MISSA DO CRISMA


 Na certeza de que a Crisma é o sacramento da maturidade cristã da fé, queremos bem dizer e agradecer ao Espírito Santo de Deus, que hoje se atualiza e se renova em nossa Comunidade, se fazendo presente na vida desses nossos já crismados.
Que esta unção dada poderosamente pelo Espírito Santo à nossa Igreja Católica, venha de forma especial ilustrar e conferir o nome de cristãos a cada um desses filhos amados por Deus nessa noite.
Que esse passo de maturidade da fé, que mais uma vez ocorre em nossa comunidade, nos leve a reconhecer esses nossos irmãos, a partir desse sacramento como ungidos e confirmados na graça batismal.
A partir daqui, eles serão acompanhados sempre pelos sete dons do Espírito Santo, onde pedimos a esse mesmo Espírito, que conceda o fortalecimento e o aperfeiçoamento cristão pessoal a cada um deles, de forma que possam ser sempre testemunhas desse mesmo Espírito no Mundo.
Que nunca lhes falte a Sabedoria que os leve sempre a busca da verdade que é Jesus; o Entendimento para aceitar as verdades reveladas por Deus; o Conselho como luz para distinguir o certo do errado; a Fortaleza como coragem e força espiritual para viverem a fé e suas conseqüências; a Ciência para conhecer a verdade que é a vida; a Piedade como forma de afeição a Deus, para com as pessoas e as coisas divinas e o Santo Temor impresso em suas almas, como desejo de estar estreitamente unidos a Deus, fugindo do pecado, respeitando as coisas santas e cumprindo os mandamentos de Deus.
Aos catequistas Lucival e Roberto, pedimos que o Divino Espírito Santo continue iluminando os seus trabalhos ministerial, levando os ensinamentos de Deus, e sendo exemplos e testemunhos de seu amor. Clamamos a ti Divino Espírito Santo, que derrame sobre a vida episcopal, do nosso pastor Dom José Luiz, todos os seus Dons, seus Carismas, para que o teu servo possa governar, dirigir a sua igreja conforme a Tua santa vontade.

Assim em ação de graças nós te agradecemos querido Espírito Santo orando:
“ Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei
neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso espírito e tudo será
criado e renovareis a face da terra.

Deus que instruístes os corações dos vosso fiéis com a luz do
Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas
segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação,
por Cristo Senhor Nosso. Amém.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DOM JOSÉ LUIZ BERTANHA VISITA NOSSA PARÓQUIA E REALIZADA SACRAMENTO DO CRISMA


ASSEMBLEIA PAROQUIAL

           A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia realizou neste último Sábado, dia 24 de Setembro a Assembleia Paroquial. Foi um momento de Avaliação e planejamento e além disto uma previa da Assembleia Diocesana que será realizada no dia 30 de outubro no Centro Diocesano de Pastoral em Registro. é avaliando tudo que já foi realizado que podemos crescer na pastoral e assim corrigir e melhorar os pontos falhos para melhor atender todas as comunidades.
Lucival
PASCOM Eldorado

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CRISMA NA PARÓQUIA DE ELDORADO

                  Nos dia 24 e 25 de setembro nossa Paróquia receberá a Visita de Dom José Luiz Bertanha que estará ministrando o Sagramento da Crisma em 3 Comunidades e no Santuário de Nossa Senhora da Guia.
         Para quem deseja acompanhar este momentos as celebrações serão realizadas na Comunidade da Barra do Braço no Sábado as 19horas, na Comunidade de Itapeuna domingo as 10horas, na comunidade do Batatal Domingo as 15horas e por fim na Matriz Santuário na cidade de Eldorado.
          Que o Divino Espirito Ilumine a Vide de todos os Jovens e Adultos que irão receber este Sacramento e que possa testemunhar Jesus Vivo e presente na vida da Comunidade.

OUTUBRO - MÊS DAS MISSÕES


Não se abre uma rosa apertando-se o botão”, escreveu alguém.  É um pensamento muito próprio para uma reflexão sobre a vocação missionária do cristão para o mês que se avizinha: o mês de outubro, dedicado às missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos para anunciar o ano da graça: “Eis que vos enviou como carneiros em meio a lobos vorazes” (Cf. Mt. 10,16). E, quando, mal recebidos em uma cidade, João e Tiago pretendiam mandar o fogo dos céus sobre aquele povo, mas Jesus os repreendeu “Não sabeis de que espírito sois. (Cf. Lc. 9,55).
A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz. O texto do profeta Isaias lido por Jesus na sinagoga de Nazaré (Cf. Lc. 4,16-22)) e a si próprio aplicado, diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, eis porque me ungiu e mandou-me evangelizar os pobres, sarar os de coração contrito, anunciar o ano da graça”(Cf. Is. 61, 1-4)
E, logo a seguir, no Sermão da Montanha, revirando todos os princípios e conceitos que o pecado instilara nos corações dos homens, da sociedade e da cultura, declara bem aventurados os mansos, os misericordiosos e os que promovem a paz(Cf. Mt. 5) 
A violência e a agressividade afastam os corações. Não é a toa que Santa Terezinha foi declarada padroeira das missões, ela que jamais transpôs as grades de seu convento e, partindo deste mundo aos vinte quatro anos, podia prometer que dos céus enviaria uma chuva de rosas sobre a terra. São Francisco de Sales, igualmente ensinava que se apanham mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de vinagre.
Quanta paciência e compreensão mostraram os santos missionários de todos os tempos na inculturação da fé em corações duros e arraigados numa cultura pagã totalmente diversa dos caminhos cristãos. Davam tempo ao tempo, como o semeador aguarda com paciência o tempo da colheita. 
Ainda no Evangelho lido na liturgia de dias atrás, diante da crítica dos fariseus, Jesus amorosamente acolhe a pecadora pública e lhe perdoa os pecados, e não reprime com exasperação o pecado dos “puros de todos os tempos”, mas os leva à conversão chamando-os ao amor.(Cf. Lc. 7, 36-50)  Assim também em outro episódio, uma ceia junto a publicanos e pecadores, o Mestre disse aos que o criticavam: “Não são os que tem saúde  que precisam de médico, mas os doentes. Ide aprendei o que significa: prefiro a misericórdia ao sacrifício” (Cf. Mt.9, 10-14).
O plano salvífico de Deus não é imposto. Como na criação Deus respeitou a vontade do homem que optou pelo pecado, assim também o respeita na opção que ele faz diante da oferta da salvação. “Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”, diz Santo Agostinho.
O cristão que tem, pelo batismo, a vocação missionária, a missão de anunciar a Boa Nova, tem de ter, ele próprio, um coração semelhante ao de Cristo, manso e humilde, como pedimos na jaculatória, “fazei nosso coração semelhante ao vosso

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EXPERIENCIA DE ORAÇÃO


Antes de relatar uma experiência de fé, não podemos deixar de observar o mundo globalizado, com todos os obstáculos e avanços tecnológicos que nos afastam do primordial que é a existência de Deus em nossa vida. Temos momentos em que procuramos por todos os lados e não encontramos a saída. O mundo com todas as facilidades que são apresentadas sem poder ter nenhum pouco de dificuldade nos deixa cada vez mais cansados buscando a claridade, mas logo percebemos que estamos caindo no fundo do poço. Olhamos apreensivos os semblantes das pessoas e o que vemos são olhares desconfiados e frios. Poder relatar essa experiência de fé é demonstrar que sempre podemos e temos que rever nossos conceitos, jeitos e comportamentos diante de nossos irmãos, já tinha feito outras caminhadas mais sempre voltava com pensamento o que fiz e o que estou fazendo, pareciam que continuava numa espécie de corda bamba. Se mantivermos o equilíbrio seguiremos em frente, se fraquejarmos a queda é fatal. E tudo a nossa volta continua da mesma forma pessoas apenas despejando pregações e sentimentos que não passam de meros discursos. Mas caminhar na 1ª Romaria de Registro a Eldorado, para o Santuário de Nossa Senhora da Guia, o ultimo dia 04 de setembro, com muita dificuldade percorri os 45km a cada passo coloquei em pensamento e a pedido de nossa senhora todas as pessoas que fazem parte desse mundo, sem nenhum pouco de humanidade pensando e fazendo coisas somente para si. Pensava em desistir, mais em meu coração vinha a força de nossa senhora, o momento mais significante foi quando realmente comentei quero desistir, largar tudo, chega, e para a minha surpresa fui arrebatado como se não estivesse mais caminhando não sentia mais minhas pernas, e ainda assim estava firme. Fiz como muitas pessoas pensam o que estou fazendo aqui porque não estou em casa, mais neste momento, lembrei me de tantos motivos que havia ao meu redor para me fazer feliz, e um alívio se apoderou de mim fazendo me prosseguir a jornada. “Nada como um dia após o outro para nos renovar”. Eu sempre digo isso às pessoas, porque não acreditar? Sei que não resolvo todos os problemas, outras dificuldades aparecerão e também não sei o que farei.
Ao chegar senti realmente a força de Nossa Senhora da Guia, pisando o pé na praça da Igreja e ser recebido por nossa senhora, todo o meu cansaço e angustia ficaram para traz é como se a partir daquele momento eu estivesse sendo renovado em uma nova pessoa, e sentindo que o mundo e as pessoas também poderiam passar por essa transformação mesmo que não tivessem feito a caminhada mais em meu pensamento e acolhido nos braços da mãe. Diante de Nossa Senhora postei minhas mãos, mas fiquei parado por alguns instantes, sem dizer ou pensar em nada, só observando. As lágrimas brotaram em meus olhos, da mesma forma que brotam agora. Se desistisse ou me entregasse ao desespero deste mundo globalizado, estaria decepcionando a Deus e Nossa Senhora da Guia, que confiou que eu fosse bastante forte para seguir em frente. As respostas às minhas aflições vieram de uma forma especial. De dentro de mim! No mundo só encontramos desafios, mas as respostas nascem da alma e da FÉ. Por isso convido a todos para fazerem essa experiência de Fé no próximo ano, não deixem de vivenciar esse momento de reflexão de vida pessoal e religiosa.
Crédito: José Cristiano de Góis Mitra Diocesana de Registro
Fonte: PASCOM Diocesana

IMAGENS DA CHEGADA DA CRUZ DO JMJ EM SÃO PAULO



HOMILIA DE DOM ODILO - BOTE FÉ

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA GUIA


15 DE SETEMBRO - NOSSA SENHORA DAS DORES


A Bíblia na mão, no coração e vida da gente


Muito nos ajudou o acontecimento da 5ª.Conferência em Aparecida, a grande reunião dos Bispos da América Latina,  o Ano Paulino, conhecendo o discípulo, o apóstolo e missionário, o Ano Catequético, indicando o caminho do discipulado, e  América Latina, o Brasil a Diocese de Registro na missão Continental. – Mas nada disso irá caminhar sem o conhecimento da Palavra de Deus.
Chegou a “hora da Bíblia”, com esperança de promover a primavera da Igreja. O que precisamos é de atração, fascinação e gosto pela Palavra de Deus. As duas  asas que movem a conscientização, a mobilização e vivência da palavra de Deus são: a Espiritualidade Bíblica(revigora a pastoral e reforça o profetismo, o discipulado, a missão, o serviço da vida) e a animação bíblica de toda a pastoral( faz participar da liturgia da comunidade, suscita a fome de ouvir a palavra de Deus, ilumina cada acontecimento-fato que envolve a vida, anima cada iniciativa  da vida da comunidade, nos dá coragem nas pastorais sociais). Precisamos de um mutirão bíblico, para ter o livro da Palavra, para ler, estudar, rezar, refletir, viver e celebrar a Palavra.
É urgente a necessidade de conhecer a palavra de Deus e alargar o encontro com a Sagrada  Escritura, assim a palavra de Deus será  conhecida, servida, amada. aprofundada e vivida na comunidade.. É preciso reconhecer que o maior dever da Igreja é passar a Palavra  a todos. No livro do Apocalipse 10,9, mostra  como a Bíblia é o livro da vida “Toma-o e come-o”.
A leitura orante da Bíblia é a porta do santuário bíblico. Ela desperta o gosto e amor pela Palavra, abre a mente para o estudo bíblico e facilita  a vivência cotidiana da Palavra. Ela deve ser ensinada  nas casas nos pequenos grupos, retiros e reuniões, encontros de pastorais, comunidades e celebrações. Ela (leitura)  deve ser diária, rezar com a Bíblia na mão, estudar  as Escrituras, formar grupos bíblicos, ter ministros da celebração da Palavra bem preparados, e transformar o “catolicismo devocional e sacramentalizador” em “catolicismo bíblico”.
A  Palavra é pão: toma-o e come-o”Ap10,9; a palavra é  ouro, prata, tesouro, lâmpada(Sl 118); a palavra é como chuva(Is 55,1l); a palavra é como espada(hb4,12), como leite (1 Cor 3,2)como carta (II Cor 3,3), como semente(mc.4,14).
“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna e nós cremos” Jo 6,68                                                                   
                                                                      D. José Luiz Bertanha
                                                                                            bispo diocesano de Registro
FONTE: Pastoral  Bíblica 

CURSO DE LITURGIA


terça-feira, 13 de setembro de 2011

MENSAGEM SOBRE O MÊS DA BÍBLIA


Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”.  Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.  São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar  a tradução  latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa popular  e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.

Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a  fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada.  É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é  o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas  no Antigo Testamento para o Povo de Deus.
Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas  as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no mistério de sua morte  e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação se cumpre plenamente.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida - SP

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EQUIPE DE ORNAMENTAÇÃO

A ação liturgia em qualquer celebração nos mostra que Deus é o "Deus da Vida", por este motivo que a Equipe de Ornamentação colocou para este ano de 2011 só flores naturais para a festa em Louvor a Nossa Senhora da Guia. Que Deus abençoe a vida de todas as pessoas que fazem parte desta Equipe.

BANDA MUNICIPAL

A paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia agradece a Banda Municipal pela participação durante as festividades em louvor a Nossa Senhora e principalmente a procissão realizada no dia 08 de setembro pelas ruas da cidade.

PROCISSÃO EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DA GUIA

Depois de ter experimentado as águas das enchentes do Rio Ribeira de Iguape as Ruas de Eldorado experimentaram a Alegria do Povo que saiu em procissão festejando o Nome de Nossa Senhora da Guia. Foi um momento de Festa e de Devoção para toda a população e para os devotos de Nossa Senhora.    



MISSA SOLENE DA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DA GUIA

No dia 08 de setembro foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom José Luis Bertanha a missa Solene em Louvor a Nossa Senhora da Guia. 
Nosso agradecimento a todos que nos ajudaram a preparar esta grande festa e a todos que estiveram presentes nesta celebração, Padres, Irmãs, Romeiros e Devotos de Nossa Mãe Querida.