quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DIA DE SANTOS INOCENTES


Os santos inocentes são as crianças do sexo masculino que foram sacrificadas na cidade de Belém, cidade onde nasceu Jesus e cujas mortes foram relatadas em Mateus 2:1-18. Essas crianças foram assassinadas pelos soldados cumprindo a ordem do Rei Herodes de modo a prevenir a velha profecia que o Rei dos Judeus iria nascer naquela cidade e seria o rei de todos os povos. Não entendendo bem o tipo do reino, Herodes ordenou a matança de todas as crianças de menos de um ano.  Um anjo avisou São José que fugiu com a Sagrada Família para  o Egito, fato esse gravado por vários pintores célebres.
De acordo com a lenda um dos próprios filhos de Herodes, que estava com uma enfermeira em Belém, foi também assassinado.
A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual desses milhões de "pequenos inocentes": crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. Rezemos neste dia por elas e pelas nossas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor às nossas crianças, pois delas é o Reino dos Céus. Por estes pequeninos, sobretudo, é que nós cristãos aspiramos a um mundo mais justo e solidário.
Santos Inocentes, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CELEBRAÇÃO DO NATAL NA PARÓQUIA DE ELDORADO


 A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia celebrou neste último dia 24 de Dezembro a vigília de Natal. Foi um momento especial para toda a comunidade, foi realizada a coroação de Nossa Senhora da Guia e do Menino Jesus, foi abençoado o Quadro de Nossa Senhora da Guia para ser entronizado no antigo local onde ficava a imagem original de Nossa Senhora da Guia e por fim toda a comunidade acolheu a imagem do menino Jesus no presépio. "A celebração do Natal recorda-nos que, naquele Menino nascido em Belém, Deus se aproximou de todos e cada um dos homens; nós podemos encontrá-lo agora, num 'hoje' sem ocaso", de fato, na liturgia, aquele acontecimento ultrapassa os confins do tempo e do espaço e torna-se presente hoje, o seu efeito perdura no decorrer dos dias, dos anos, dos séculos". Agradecemos a todos que contribuam para o bom exito desta celebração e toda a comunidade presente que celebrou unida o verdadeiro sentido do Natal, queremos desejar a todos um 2012 abençoado e de reconstruções para Você e sua Família. 

FELIZ NATAL!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

HUMOR PARA VOCÊ REFLETIR

Papa Bento XVI lembra o sentido religioso do Natal

O papa Bento XVI lamentou , na audiência geral desta quarta-feira, 21 dedezembro, a perda do "valor religioso" da celebração do Natal, convidando os cristãos a viverem esta festa de forma "autenticamente cristã". "Na sociedade atual, onde infelizmente as festas que se avizinham estão a perder progressivamente o seu valor religioso, é importante que os sinais exteriores destes dias não nos afastem do significado genuíno do mistério que celebramos", disse o Papa.
Diante de milhares de peregrinos reunidos na sala Paulo VI, Bento XVI pediu orações "por aqueles que passam por duras provas". "Que nestes dias santos, a caridade cristã se mostre singularmente ativa para com os mais necessitados. Para os pobres não pode haver adiamentos", assinalou. O Papa destacou que no Natal não se celebra "o simples aniversário do nascimento de Jesus", mas "um profundo mistério que continua a marcar a história humana, hoje".
"A celebração do Natal recorda-nos que, naquele Menino nascido em Belém, Deus se aproximou de todos e cada um dos homens; nós podemos encontrá-lo agora, num 'hoje' sem ocaso", declarou, em português. "De fato, na liturgia, aquele acontecimento ultrapassa os confins do tempo e do espaço e torna-se presente hoje, o seu efeito perdura no decorrer dos dias, dos anos, dos séculos", acrescentou.
Fonte: CNBB

sábado, 17 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA OS PAROQUIANOS

Neste Natal nós somos convidados a refletir o menino Deus que irá nascer em nosso meio. Somos Convidados a analizar em que contexto Ele nasce e qual a mensagem que ele irá trazer para cada um de nós. Façamos a seguinte pergunta: "No decorrer deste ano nos preparamos para acolher o Menino Jesus?" A Igreja nos convida á nos preparar para este momento, nos oferece o Tempo do Advento, nos oferece a comunidade, lugar de Perdão e de Festa, em que as pessoas se reunem para celebrar juntas o Dom da Vida. Por tudo isso a Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia quer convidar cada um de Vocês, Paroquianos ou que visitam este Blog para se preparar para este grande momento da Igreja, em que todos se reunem em volta do presepio para acolher o Menino Jesus,  Procure a Igreja mais proxima de Você, participe da Missa, procure um Confissão Individual, se Você estiver em Eldorado a celebração de Natal será no dia 24/12 as 21:00horas e no dia 25/12 as 19:30horas. e que o menino Jesus abençoe a Vida de cada um de nós.

FORMAÇÃO PARA O NATAL - LINDO

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ENCERRAMENTO DA NOVENA DE NATAL EM FAMÍLIA

Na última quarta feira, dia 14 de dezembro, foi celebrado na capela de São Vicente de Paulo a Missa de Encerramento da Novena de Natal nas famílias. A Missa foi presidida por Pe. Roberto e contou com a participação de todos os grupos de rua na Matriz. Como gesto concreto para este Natal cada grupo organizou um cofre que no decorrer dos encontros eram apresentadas ofertas que no final foi apresentado nesta celebração, e que o valor arrecadado será revertido em produtos de higiene pessoal para a cadeia feminina da região que esta localizada no município de Pariquera - Açu. fica aqui o nosso agradecimento a todos que participaram da novena em família e que o Menino Jesus nasça na Vida de cada um de vocês.
Lucival
Pascom Eldorado

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Evangelização da Juventude é pauta de encontro nacional realizado em Mariápolis Ginetta

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu de 1o a 4 de dezembro, em Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande do Sul (SP), o 2º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e de Assessores da Juventude. Nos quatro dias de trabalhos, os padres, religiosos, religiosas e leigos, se debruçaram sobre o Documento 85 da CNBB “Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais”, o Documento 94 da CNBB - DGAE - Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011- 2015 (DGAE), e as propostas para a Pré-jornada e Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

DIA DE SANTA LUZIA PARA AS CRIANÇAS


Protetora contra as doenças dos olhos. De nobre origem, nasceu em Siracusa, Itália. Após a morte do pai, sua mãe adoeceu e Santa Luzia organizou uma romaria ao túmulo de Santa Águeda, famosa por seus milagres. Foi então que Santa Águeda manifestou-se para Luzia e sua mãe melhorou de saúde. Luzia, decidiu entregar-se à Deus, e recusou o pedido de casamento de um jovem pagão. Como vingança, o jovem denunciou Luzia ao governador Pascásio. Luzia foi torturada e decapitada. 
Santa Luzia é também a Santa que protege e resolve todos os problemas relacionados com “os olhos” das pessoas. Recebeu de Nosso Senhor esta linda missão porque, como conta a tradição, por não aceitar falsos deuses, foi presa e arrancaram-lhe os olhos e, no dia seguinte ela estava com eles perfeitos. Na nossa Paróquia as comunidades da Bulha e de Indaiatuba tem como padroeira Santa Luzia e celebraram no último domingo as suas festas.
fonte do Texto: Site minhaprece.com

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MISSA DO DÍZIMO NO SANTUÁRIO

CULTO ECUMÊNICO EM ITAPEUNA


O Programa Escola da Família da Escola Maria das Dores Viana Pereira do Bairro Itapeuna celebrou neste último domingo, dia 11 de Dezembro, um culto Ecumênico de Ação de Graças Pelo Ano de 2011. A Igreja Católica foi representada pelo leigo Lucival, Catequista e Ministro de Eucaristia da Paróquia. Com o Tema “A participação dos Pais na Vida de Seus filhos” foi refletida a atual realidade no que diz respeito ao núcleo família e como esta estruturada a educação dos pais para com os filhos na atual sociedade. Iluminados pela Palavra de Deus e com louvores e apresentações culturais o culto foi celebrado de forma que todas das denominações religiosas presentes pudessem expressar sua opinião sobre o tema abordado. Fica nosso parabéns a equipe gestora do Programa Escola da Família e a Direção da Escola pela organização deste evento
. Lucival - Pascom Eldorado                                                                  

40 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DE DOM JOSE LUIZ BERTANHA



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SANTO DO DIA. - NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
ROGAI POR NÓS!
Este título na verdade seria Imaculada Conceição ou seja Ana e Joaquim se encontraram no local chamado “Portão de Ouro” e Maria foi concebida sem o pecado original ou seja Imaculada Concepção que no Brasil ficou Imaculada Conceição ou simplesmente Conceição.
A Concepção de Maria é celebrada no dia 8 de dezembro e como a gravidez oficial de Santa Ana foi de exatos nove meses, Maria nasceu no dia 8 de setembro ( Natividade de Nossa Senhora).
Trata se de um título litúrgico, pelo qual os católicos professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original, e nasceu, portanto, sem o pecado original. Vale dizer: ela é toda santa, a cheia de graça, desde o momento de sua concepção
O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, com a Bula Ineffabilis Deus. Esta solene definição pontifícia foi resultado de um desenvolvimento da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. O calendário romano já incluia a festa em 1476. Contudo, no sétimo século esta celebração já existia no Oriente. Em 1570, Pio V publicou o Novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando a obrigatória a toda cristandade. Quatro anos após a proclamação do dogma por Pio IX, Maria Santíssima apareceu a Bernadette Soubirous dizendo: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Em Portugal, o culto foi oficializado por Dom João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que fora aclamado a 1º de dezembro de 1640, quando se iniciava a oitava da festa da Imaculada Conceição. Seis anos depois, com a aprovação das Cortes de Lisboa, o rei dedicou à Virgem Imaculada o reino português. O solar da padroeira é Vila Viçosa, que deu seu nome a uma ordem honorífica instituída por Dom João VI em 1818, com a denominação de Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. Os Frades Menores Franciscanos foram os propagadores dessa devoção.
Sua festa é celebrada no dia 8 de dezembro.