quarta-feira, 27 de março de 2013

VÍDEO - MISSA DOS SANTOS ÓLEOS


DIOCESE DE REGISTRO CELEBRA MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

A Diocese de Registro Celebrou neste Terça-feira Santa, dia 26 de Março, a Missa do Crisma, ou Missa dos Santos Óleos, conhecida também como Missa da Unidade. A Igreja costuma celebrar este Ritual na Quinta-feira Santa de Manhã, mas por motivos pastoriais muitas Dioceses celebram em dias alternativos.
Nesta Missa o Bispo da Diocese, Dom José Luiz Bertanha, convoca seu Clero e toda a igreja para Renovar seus Compromissos Pastorais e Religiosos além de Abençoar os Óleos que serão usados para ministrar os Sacramentos da Igreja no decorrer do Ano Litúrgico.
Costumeiramente este Missa é Celebrada na Catedral Diocesana, mas nossa Diocese celebra cada ano em uma Paróquia, uma forma de toda a Diocese participar deste Ritual da Igreja. Este Ano a Celebração dos santos Óleos aconteceu em Barra do Turvo, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Com a presença de todo o Clero da Diocese e de representações leigas de todas as Paróquias foi um momento de Oração e Confraternização onde a Diocese de Registro mostrou sua Unicade como Igreja e Celebrou mais um grande momento dentro da Semana Santa.
A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia parabeniza toda a Paróquia de Barra do Turvo pela Organização e Reza pela Diocese de Registro e por todos que fazem parte deste grande Comunidade.

segunda-feira, 25 de março de 2013

PROCISSÃO DO ENCONTRO


A Procissão do Encontro é a Encenação do Encontro em Jesus, representado pela Imagem do Senhor dos Passos, e sua Mãe Maria, representada pela Imagem de Nossa Senhora das Dores. Como de costume em nossa Paróquia as duas imagens saem de diferentes lugares, os Homens com a imagem do Senhor dos Passos e a mulheres com a Imagem de Nossa Senhora das Dores. Este ano as mulheres saíram da Igreja São Vicente e os homens da residencia do Senhor Reinaldo Mello, perto da Ponte. O Encontro foi realizado na Praça Nossa Senhora da Guia, onde Pe. Jorge deixou uma mensagem sobre o simbolismo do encontro, sobre as realidades da sociedade no que diz respeito às mães e filhos dos dias atuais e uma reflexão sobre a Semana Santa e sua importância para a Igreja. 
Lucival
Pascom Eldorado
Fotos: Lucélia 

PROCISSÃO E MISSA DE DOMINGO DE RAMOS





 Foi realizada na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia a Procissão e Missa Campal de Domingo de Ramos. A Celebração contou com a participação de todas as Comunidades Rurais e da Matriz que durante a manhã de Domingo do dia 24 de Março manifestaram sua Fé publica em Jesus. O inicio da Celebração ocorreu na entrada da Cidade de Eldorado com a Benção dos Ramos e Proclamação do Evangelho da Entrada de Jesus em Jerusalém. Pelas Ruas da cidade o Povo Cantou e Rezou, refletindo a Campanha da Fraternidade de 2013. Ao chagar na Praça Nossa Senhora da Guia a Assembleia reunida celebrou a Solene Liturgia de Domingo de Ramos.
Toda a organização e infraestrutura não seriam possíveis de não fosse à colaboração de alguns parceiros e da comunidade: Prefeitura de Eldorado que cedeu o Espaço da Celebração e os Ônibus para que as comunidades rurais pudessem participar, a Câmara de Vereadores que cedeu a Energia para o espaço, a Policia Militar que organizou a as vias de transito para a Procissão, Leonardo do Som que cedeu o veiculo para o Procissão e Som para a Missa, João Miguel do Taxi que cedeu o veiculo para translado dos Objetos litúrgicos e imagens, Equipe de Ministros, Liturgia, Canto e Ornamentação.
Alguns membros da comunidade estiveram presentes desde as 5h30min para a organização geral de todo o evento: Francisco, Conceição, Edson Machado e Maria da Dores da Comunidade da Vila Maria, Geovana, Pico, Lucélia , Lucival, Marli Rocha, João Miguel, Nilcéia, Toninho, Vera Freitas, Claudio Freitas, Dorinha, Célia Mendes, Lucia Mendes, Loli, Henrique Relva, Pe. Agostinho, Lucas, Graça Braga e Dinaldo.
Que Nossa Senhora da Guia interceda por todos aqueles que trabalharam á frente da articulação deste evento paroquial e que todos tenham uma Santa e Abençoada Semana de Oração e expressão de nossa Fé.

Lucival
Pascom  Eldorado
Fotos: Lucélia 
                                                

sexta-feira, 22 de março de 2013

CONFISSÃO COMUNITÁRIA NA MATRIZ

No Dia 21 de Março o Matriz Santuário Nossa Senhora da Guia Celebrou a Confissão Comunitária em preparação á Semana Santa. A Celebração foi presidida pelo Padre Jorge e teve a participação do Padre Miguel.
Com uma dinâmica litúrgica voltada ao Pai Misericordioso que acolhe o Filho arrependido a Assembleia foi convidada e reconhecer-se pecadora, arrepender-se e pela imposição das mãos dos Sacerdotes receber o Perdão dos Pecados.
Perdoados das culpas possamos Viver mais os Mistérios apresentados pelas Ações litúrgicas no decorrer da Semana que se aproxima.
A mesma Celebração de Reconciliação foram realizados nas comunidades de Itapeuna e Vila Nova Esperança.
Pastoral da Comunicação
Eldorado - SP 

REUNIÃO NA MATRIZ EM PREPARAÇÃO Á SEMANA SANTA

A Matriz Santuário Nossa Senhora da Guia realizou no último dia 19 de Março reunião preparatória para a Semana Santa. A reunião teve a presença dos Grupos de Liturgia, dos Ministros da Comunhão Eucarística e da Equipes de Canto.
Presidida por Padre Jorge a Reunião teve cerca de 30 pessoas participando e as orientações Litúrgicas foram no que diz respeito ao domingo de Ramos, Procissão do Encontro, Celebração da Ceia do Senhor, Paixão de Cristo e Sábado de Aleluia. Que Nossa Senhora da Guia interceda por todos aqueles que irão organizar estas celebrações e que possamos Viver o Cristo, Vivo e presente em nossa realidade. 

Lucival 
Pascom Eldorado   

VIA SACRA E REUNIÃO NA ILHA RASA MD

A Comunidade da Ilha Rasa M.D que tem como Padroeiro Santo Expedito realizou no último dia 20 de Março a reunião em Preparação a ao Tríduo Pascal na Semana Santa. Neste dia também foi celebração o último encontro da Campanha da Fraternidade 2013, a Via Sacra. Logo depois da celebração da Via Sacra foram direcionados algumas diretrizes sobre o Triduo Pascal e realizado uma Memoria de como a Comunidade realizou os Tríduos nos anos anteriores.
Este Ano a Comunidade terá a participação de um ministro da Eucaristia e da Palavra na comunidade para organizar e participar junto com Ela deste momento único da igreja. A Comunidade contará com a participação de Lucival, leigo da Paróquia, que estará na Comunidade os 3 dias de Celebração.
Que o Tríduo Pascal nos proporcione um encontro com o Cristo, Vivo, Presente em nossos meio.

sábado, 16 de março de 2013

PARÓQUIA DE ELDORADO REALIZADA FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS

Nossa Paróquia realizou neste Sábado, dia 16 de Março, Formação com todos os Catequista da Paróquia.
Estiveram presentes cerca de 30 Catequistas de quase todas as Comunidades. Foi um momento de Oração, Formação e Organização do Ano de 2013.
No que diz respeito a Formação quem ficou responsavel por esta parta foi a Paróquia de Jacupiranga, que Enviou 4 Catequista que apresentaram "Modos de Organizar um Planejamento Catequetico Paroquial", "O que é a Pré-Catequese ou Catequese Maternal", além de dinâmicas de Grupo.
Agradecidos pela Participação das Catequistas de Jacupiranga, pelo suporte material e pastoral dado pelo Seminarista Vedinel, pela presença de todos os nossos catequistas somos chamados a testemunhar o Cristo, Vivo e Presente em nossa Realidade. Nossa Senhora da Guia esteja na Vida de todos.
 
Lucival
Pascom Eldorado
 

segunda-feira, 4 de março de 2013

ORDENAÇÃO DIACONAL DE DANILO - DIOCESE DE REGISTRO



A Diocese de Registro celebrou neste último dia 2 de Março a Ordenação Diaconal do Seminarista Danilo Félix Franco. 
A Celebração foi presidida por Dom José Luiz Bertanha, bispo de Nossa Diocese, o foi realizada no Ginásio da cidade de Sete Barras, Paróquia de São João Batista. 
Foi um grande momento para toda a Diocese, onde foi possível realizar um grande encontro entre todas as Paróquias. 
Nossa Paróquia reza pela Vocação do Diácono Danilo, por sua Família, e parabeniza a Paróquia de Sete Barras pela organização.
 Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois são o presbiterado e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja.
As mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Esse Sacramento imprime caráter, que o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder.
Que Nossa Senhora da Guia interceda por todo o Trabalho Pastoral da Diocese de Registro.